Rotinas de beleza: escovar ou pentear o cabelo?

dicas de beleza escovar ou pentear o cabelo

No que diz respeito a rotinas de beleza, escovar ou pentear o cabelo são expressões que utilizamos frequentemente como sendo sinónimas. A verdade é que existem diferenças significativas entre ambas que são determinantes para um cabelo saudável.

Escovar ou pentear o cabelo?

Enquanto que “escovar” implica a utilização de uma escova, “pentear” pressupõe a utilização de um pente (até aqui nada de novo). A verdade é que não é por acaso que este dois acessórios são completamente diferentes. Mas muitas vezes, por mero desconhecimento, ignoramos que a necessidade de cuidados especiais para cada tipo de cabelo.

É importante considerarmos aspetos como o comprimento, a espessura ou o volume. Porque se um cabelo curto implica menos manutenção e cuidados, o mesmo já não acontece nos cabelos médios a compridos.
Uma das principais diferenças é que os cabelos com mais comprimento tanto precisam de ser escovados como penteados. Depois de lavado, por exemplo, devemos utilizar um pente de dentes mais largos para desembaraçá-lo, começando pelas pontas e subindo até à raiz.

Já a escova, deverá ser utilizada apenas com o cabelo completamente seco e de acordo com a seguinte ordem: primeiro, virar a cabeça para baixo e escovar toda a parte de dentro do cabelo e, em seguida, virar a cabeça para cima e escovar a parte de fora.

De acordo com os especialistas, o cabelo deve ser escovado duas vezes por dia: de manhã e à noite. Este gesto tão simples demora apenas um minuto e oferece múltiplos benefícios, como por exemplo, cabelos desembaraçados e sem nós, promove o brilho natural, aumenta o volume e remove os cabelos soltos.

Outro aspeto a ter em consideração é que nunca deverá escovar excessivamente na zona do couro cabeludo. Desta forma, irá estimular as glândulas sebáceas, o que contribuirá para um cabelo mais oleoso.

Cuidados essenciais

Um cabelo saudável pressupõe também cuidados de higiene e de hidratação. Não se esqueça de utilizar sempre produtos adequados ao seu tipo de cabelo (liso, ondulado, loiro, pintado…), preferencialmente sem químicos.

Evite ainda a utilização diária de secadores ou pranchas de alisar/modelar que irão danificar e fragilizar os fios. Corte as pontas sempre que necessário e evite a utilização de elásticos, dando preferência às molas.

Caso tenha propensão para formar nós no cabelo, aplique sempre condicionador após o champô, do meio do cabelo até às pontas. Desta forma, será mais fácil desembaraçar o cabelo logo após o banho.

Ter um cabelo bonito e saudável é mais simples do que parece mas requer atenção e cuidados. Dedique uns minutos do seu dia a esta rotina de beleza e sinta as diferenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Options