Dia da Mulher: Homenagem a Cinco Empreendedoras

dia da mulher 2021

Nos últimos anos, assistimos ao hábito de se reduzir todas as datas comemorativas a promoções e campanhas. Mas o Dia da Mulher é muito mais do que isso: pretende relembrar conquistas sociais, políticas e económicas.

Então, de que forma nos faz sentido assinalar esta data? Homenageando cinco mulheres empreendedoras, diretamente ligadas à causa ambiental, e que tanto têm contribuído para despertar consciências e mudar mentalidades em Portugal. Mulheres que muito admiro por saber que aquilo que “vendem” é também o que praticam. Em comum, têm a determinação de fazer chegar a sua mensagem a cada vez mais pessoas.

Eunice Maia – Maria Granel

A Eunice dispensa apresentações. Fundadora da primeira mercearia a granel e desperdício zero do país, é uma das mulheres que mais tem contribuído para o debate das questões ambientais. Desde a abertura da Maria Granel, sempre trabalhou no sentido de oferecer informação e conteúdos de grande valor à comunidade, através da organização de workshops e eventos, dentro e fora da loja, e também das redes sociais, que foram desde o início um local de partilhas muito valiosas.

Influenciadora do bem e dona de um coração de ouro, é uma das pessoas mais generosas que conheci, facto que se reflete na enorme comunidade que criou em torno da Maria Granel. Aquela que começou por ser uma pequena loja no bairro de Alvalade, conta já com uma segunda loja física em Campo de Ourique e é hoje uma das maiores referências nacionais na luta contra o desperdício.

Catarina Matos – Mind the Trash

Conheci a Catarina pouco depois de abrir a Mind the Trash, e percebi de imediato que era alguém com um grande foco e uma mensagem importante para transmitir. É uma loja que muito admiro, pois tenho acompanhado o seu percurso desde o início, que culminou com o lançamento de produtos de marca própria e de excelente qualidade. Os champôs sólidos, por exemplo, vieram preencher uma lacuna num mercado cada vez mais competitivo mas onde nem sempre impera a qualidade e a transparência. Independentemente da dimensão que alcançaram, os princípios e valores da Mind The Trash permanecem bem definidos.

Lembro-me de uma conversa com a Catarina, nos primórdios do nosso percurso, onde comentávamos que ambas ainda não tirávamos salário no final do mês. O empreendedorismo nem sempre é um mar de rosas mas a verdade é que quando não desistimos dos nossos sonhos, eles acabam por se concretizar. Hoje, a Mind the Trash conta com uma equipa de 7 colaboradores, e é tão gratificante ver como este projeto cresceu, transformando-se na maior loja online desperdício zero do país!

Leila Teixeira – Âncora Verde

A Leila é, definitivamente, uma mulher que arregaça as mangas e faz acontecer. Autora da plataforma Âncora Verde, um projeto de educação e sensibilização ambiental, e co-fundadora da revista online Raízes Mag, dedicada ao ambiente e à sustentabilidade, lançou em 2020 o livro “Defender o Futuro: Manual para o Cidadão Consciente“.

Por diversas vezes, marcámos presença na sua revista tão especial, com o nosso movimento ecológico Mint Beach. Mas, em fevereiro deste ano, a Leila comunicou que a revista ia ficar em pausa por tempo indeterminado, devido à falta de financiamento. Acredito (e espero) que uma publicação com a qualidade e o valor da Raízes Mag seja capaz de se reerguer. Primeiro, porque é fundamental para os leitores. Depois, por todo o esforço em oferecer conteúdos de qualidade e por toda a informação que transmitiu de forma exemplar e imparcial ao longo de dois anos. Vejam aqui como podem ajudar.

Ana Milhazes – Lixo Zero Portugal

Criadora do blog “Ana, Go Slowly” e fundadora do movimento “Lixo Zero Portugal“, a Ana Milhazes é uma ativista e socióloga adepta do minimalismo e do slow living. Através da partilha do seu próprio exemplo, tem contribuído para mudar mentalidades e para mostrar que é possível viver melhor com menos, de acordo com os princípios do desperdício zero: simplificar a vida, tornando-a mais feliz e mais consciente.

Há precisamente quatro anos, em março de 2017, assisti pela primeira vez a um workshop da Ana na Maria Granel em Alvalade. Na altura, ainda a trabalhar por conta de outrem, a Ana partilhava com os participantes as suas conquistas até então e os seus desejos para o futuro. Hoje, decorridos quatro anos, é maravilhoso constatar como conseguiu alcançar os objetivos que havia delineado na altura.

Também a Ana publicou um livro em 2020, intitulado “Vida Lixo Zero”, no qual partilha a sua história e nos mostra como podemos ser mais felizes com menos.

Joana Guerra Tadeu – Minimalista

“Ambientalista imperfeita”, minimalista, consultora de negócios com objetivos ecológicos, criadora de conteúdos e do podcast Puericooltura, a Joana é uma das referências nacionais em matéria de sustentabilidade e consumo consciente. Através das suas redes sociais, contribui ativamente para educar a comunidade, tendo como princípio uma comunicação honesta e “livre de filtros”.

Quem a acompanha, poderá encontrar partilhas sinceras sobre temas tão diversos como desperdício zero, ecofeminismo ou maternidade. Sempre com grande rigor e um cunho pessoal, diz o que muitas vezes são verdades incómodas mas essenciais para nos questionarmos sobre o nosso papel na sociedade e o futuro que queremos para as gerações futuras.

Deixe uma resposta

Options