Esponja Konjac: o que é e para que serve?

esponja konjac

A esponja konjac é proveniente da raiz de uma planta com o mesmo nome, nativa do continente asiático. Esta é transformada em farinha, misturada com água e cozida no forno até se transformar numa esponja. Um modo de produção natural e sem aditivos sintéticos que resulta num produto 100% biodegradável, com múltiplos benefícios.

Benefícios da esponja konjac

Feita de fibras naturais e rica em minerais e antioxidantes, a esponja konjac tem ainda um pH neutro que contribui para o equilíbrio da pele. Estimula a microcirculação e proporciona uma esfoliação suave, podendo ser utilizada com ou sem um gel de limpeza. Uma das principais características é o peso leve que contrasta com a sua resistência, tornando estas esponjas ideais para transportar em viagem. O facto de serem um produto natural, fazem desta uma escolha ambientalmente responsável.

Modo de utilização

Quando está seca, a esponja konjac apresenta uma consistência firme. Em contacto com a água, torna-se suave e macia. Antes de utilizar, deverá hidratá-la em água morna, durante uns minutos, até ficar maleável. Independentemente da zona do corpo onde a utilizar, massaje suavemente e em movimentos circulares. Para obter resultados visíveis, recomenda-se uma utilização frequente.

Utilizações da esponja konjac

Lavagem do rosto – ajuda a remover as impurezas e a oleosidade, limpando a pele em profundidade e contribuindo para desobstruir os poros. Esta rotina remove células mortas e purifica a pele, mantendo-a macia e hidratada. Pode ser utilizada no contorno dos olhos.

Lavagem do corpo – as suas propriedades tornam-na perfeita para limpar e esfoliar a pele, deixando-a suave e com um aspeto saudável. Também pode ser utilizada por pessoas com uma tez sensível.

Banho de bebés e recém-nascidos – adequada para todos os tipos de pele, incluindo a do bebé, a esponja konjac é apta para uma utilização diária uma vez que não é agressiva para a pele.

Variedades

É possível encontrar algumas variedades de esponjas konjac no mercado, com valores bastante acessíveis, mas por vezes a dúvida prende-se com qual escolher? Embora não se desaconselhe a utilização de nenhuma delas, algumas têm propriedades mais adequadas a cada tipo de pele. Neste post, falamos sobre três variedades:

Aloé Vera – com propriedades hidratantes, é ideal para pele seca e sensível.
Carvão – as suas propriedades matizantes, tornam-na na escolha ideal para pele oleosa com tendência a acneíca.
Neutra – adequada para todos os tipos de pele.

Cuidados a ter

Após cada utilização, lave bem a esponja e retire o excesso de água, delicadamente, sem aplicar demasiada força e sem torcer. Deixe secar ao ar e guarde num local longe de zonas húmidas. Nunca deixe a esponja no chuveiro.

Duração da esponja

A esponja konjac pode durar cerca de 2 a 3 meses. Numa utilização regular, ela vai perdendo elasticidade e ficando mais quebradiça. Quando começar a desfazer-se, será o momento indicado para substituí-la.

Deixe um comentário

Seleccione um ponto de entrega