Ice Tea de Manga: Receita Desperdício Zero

Ice Tea de Manga - Receita Desperdício Zero

Não há nada melhor que aproveitar os alimentos integralmente, incluindo casca e caroços, especialmente quando são rapidamente transformados em algo tão simples como este ice tea de manga: uma receita desperdício zero.

Receita Desperdício Zero

Uma alimentação saudável e sustentável passa, necessariamente, pelo consumo de frutas e legumes sazonais e locais. E uma das dádivas da natureza, já perto do fim do verão, são as maravilhosas mangas portuguesas. Doces, pouco fibrosas e com um sabor incomparável!

Embora cada vez haja mais informação sobre desperdício alimentar, nem sempre é fácil arranjarmos forma de aproveitar até ao último pedaço todas as frutas e legumes que consumimos. No entanto, um pouco de imaginação ou de pesquisa ajudam sempre na hora de tomar boas decisões. Foi exatamente o que aconteceu, quando me deparei com as sobras de uma manga que era tão saborosa, que seria um desperdício não aproveitar.

Em apenas 15 minutos, saiu um ice tea de manga, algo que não consumimos cá em casa mas que, por ser natural, não resistimos a experimentar! Foi feito na Bimby mas poderão adaptar para o tacho.

Ice Tea de Manga

Ingredientes:

  • 1500g água
  • Cascas e caroço de uma manga
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1 colher de sopa bem cheia de chá preto, colocado dentro de um infusor (alternativa: uma a duas saquetas)

Preparação:

  1. Colocar no copo a água e o açúcar. Introduzir o cesto com as cascas e o caroço da manga e programar 10 min/ 120º/ vel. 2
  2. Adicionar o chá no cesto, dentro de um filtro para infusões (utilizei uma bola em rede de aço inoxidável), e aquecer 1 min/ 120°/ vel. 2
  3. Deixar repousar cerca de 5 minutos
  4. Coar para um jarro de vidro e deixar arrefecer
  5. Guardar no frigorífico. Servir com gelo.

NOTA: Partindo da mesma receita, poderá fazer com limão, ananás, pêssego…

Deixe um comentário

Seleccione um ponto de entrega